A Modalidade do Ar
Baden Baden-Powell, irmão de Robert Banden-Powell, fundou o escotismo do ar...
O pai do "Escotismo do Ar" foi Baden Fletcher Smyth Baden-Powell (1860-1937). Ele era o irmão mais novo de Robert Baden-Powell, fundador do movimento escoteiro mundial.
Baden Fletcher Smyth Baden-Powell foi um pioneiro da Aviação Militar na Grã-Bretanha e ocupou o cargo de Presidente da Royal Aeronautical Society. Foi um dos primeiros a defender o uso da aviação em contextos militares.
Em 1880, Baden Fletcher Smyth Baden-Powell testemunhou um balão subindo ao céu, o que despertou sua grande paixão pela aviação. A partir desse momento, ele conheceu muitos balonistas e passou a participar da Sociedade Aeronáutica. Em 1883, aos 23 anos, Baden BP proferiu uma palestra sobre "Balonismo" na Royal United Services Institution, na qual fez previsões proféticas sobre o uso da aviação em guerras. Ele aproveitava todas as oportunidades para participar de eventos relacionados à aviação, como visitar as obras do Zepelim na Alemanha e testemunhar ascensões de pioneiros do balonismo pela Europa e pelos Estados Unidos.
Em 1894, em Pirbright Camp, ele construiu uma grande pipa de 36 metros de altura, chamada de "levitor", na qual ele próprio voou. Ele também construiu cinco pipas de 12 metros de altura, que atingiram uma altitude de 100 pés quando foram elevadas. Nesse mesmo ano, ele se tornou membro da Sociedade Aeronáutica e foi seu presidente por cerca de 50 anos, revitalizando a organização. Paralelamente, ele também desempenhava funções no Exército Britânico e viajava para o exterior mais do que seus irmãos mais velhos.
De forma incrível, Baden Fletcher Smyth Baden-Powell participou da libertação do Cerco de Mafeking como parte das tropas de socorro. Em 17 de maio de 1900, ele supostamente acordou seu irmão Robert Baden-Powell para informá-lo que Mafeking havia sido libertada!
Em 1901, a pipa "Levitor", confeccionada por Baden Fletcher Smyth Baden-Powell, foi utilizada por Marconi para elevar o "Ariel" a uma altura adequada para realizar a primeira transmissão eletrônica sem fio para a América. Esse equipamento, juntamente com a "Levitor", foi usado nos estágios finais da Guerra contra os Bôeres na África do Sul.
Ao retornar da África do Sul em 1902, Baden Baden-Powell tornou-se presidente da Aeronautical Society, que posteriormente passou a se chamar "Royal Aeronautical Society" em 1918. A sociedade conta com cerca de 17.000 associados em 100 países desde 2011.
Em 1908, Baden Baden-Powell, entusiasta dos assuntos aeronáuticos, viajou para a França para se encontrar com os Irmãos Wright. Ele desenvolveu seus próprios planos para um avião militar e tentou vendê-lo para o Ministério da Guerra da Grã-Bretanha, sem sucesso.
Com a idéia do Escotismo do Mar, por que não do Ar?
Baden construiu seus próprios balões e aviões, contando com a colaboração de sua irmã Agnes, a mesma que ajudou Robert a fundar o Guidismo (no Brasil, Bandeirantismo).
Baden Baden-Powell desenvolveu as primeiras atividades aéreas no Escotismo, usando pipas que se assemelhavam a modelos de aviões. Ele é considerado o fundador do Escotismo do Ar e estava envolvido no pioneirismo da aviação, participando ativamente do balonismo, das pipas e das aeronaves nos primeiros dias dos voos tripulados.
O Escotismo do Ar foi estabelecido em 1908, logo após a publicação do livro "Escotismo para Rapazes". O primeiro grupo de Escoteiros do Ar foi formado por meninos do coral da Igreja Anglicana de Santo Swithuns, em East Grinstead, Londres. Com o tempo, esse grupo evoluiu para se tornar um Grupo de Escoteiros do Ar, assim como outros grupos semelhantes, e comemorou seu centenário em 2008 sob a liderança do Chefe de GrupoPeço desculpas, mas parece que houve um equívoco na minha resposta anterior.
Assim, introduziu o Escotismo do Ar como uma ramificação do movimento escoteiro, com foco em atividades relacionadas à aviação.
O Escotismo do Ar envolve o ensino de habilidades aeronáuticas básicas, como conhecimentos sobre aviões, meteorologia, navegação e comunicações. Os escoteiros do ar podem participar de atividades como modelismo de aviões, construção de pipas, voos de balão, voos de planadores e até mesmo voos em aeronaves reais, se houver oportunidade.
Bio
Escotismo do Ar no Brasil
Curitiba é o berço da modalidade do ar no Brasil...
Em 1938 foi fundado o primeiro Grupo Escoteiro do Ar do Brasil, chamado "Grupo de Escoteiros do Ar Ricardo Kirk", na Base Aérea do Bachacheri, em Curitiba, por iniciativa do Tenente-Coronel Aviador Vasco Alves Secco, do Major Aviador Godofredo Vidal e do Primeiro Sargento Telegrafista Jayme Janeiro Rodrigues
A formalização do Escotismo do Ar no Brasil se deu através do seguinte Memorial, enviado pelo Major Aviador Godofredo Vidal à UEB:
“Aos Digníssimos Srs. Membros da Diretoria da UEB.
Temos a grata satisfação e agradável prazer e insigne honra de submeter ao alto critério da Direção da União dos Escoteiros do Brasil, a organização que iniciamos em Curitiba do 1º Núcleo de Escoteiros do Ar, a que, no Brasil, sob a modalidade sui-generis, congregará a juventude em Grupo de instrução escoteira e absolutamente sob princípios ditados pelo Eminente General Sir Robert Baden-Powell.
A notável organização, que vamos submeter ao vosso julgamento e aprovação, constituir-se-á pelo seu aspecto sui-generis, para objetivos da programação que enviamos em anexo.
Curitiba, 28 de abril de 1938.
Godofredo Vidal
Chefe Escoteiro”
Em 19 de abril de 1944, foi criada a Federação Brasileira de Escoteiros do Ar, a qual congregava todos os Grupos Escoteiros da Modalidade, na época se restringindo aos Estados do Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, até a integração da FBEAr à UEB.
Reconhecendo a importância dos Escoteiros do Ar na formação dos jovens brasileiros, e a formação de vocações aeronáuticas, o em 1951 o então Ministro da Aeronáutica Brigadeiro Nero Moura – o heroico comandante do "1º Grupo de Aviação de Caça Senta a Púa" – editou portaria determinando que todas as unidades da Aeronáutica do Brasil prestem apoio às Tropas de Escoteiros do Ar.
Em 1982 nova portaria confirma e reafirma a anterior, pelo então Ministro da Aeronáutica Délio Jardim de Matos.